Nós – Maria Avelina Fuhro Gastal

nos

Neste fim de semana terminei a leitura do 1º livro de contos da minha querida amiga, Maria Avelina Gastal, publicado pela Editora Metamorfose. Primeiro, contando um pouco sobre a história da autora. Avelina é assistente social por formação e atuou durante muito tempo no serviço público do estado do Rio Grande do Sul. Após a aposentadoria, em 2014/2015, não lembro ao certo, começou a dedicar-se a escrita. E, com certeza, temos só a agradecer por ela ter investido nesse hobby, que para nós, leitores, foi um presente.

O “Nós” é um livrinho pequeninho no tamanho, mas grande no impacto que seus contos causam no leitor. Com textos curtos, Avelina consegue atingir o coração, até mesmo do leitor mais desatento, trazendo “causos” da vida cotidiana, que poderiam muito bem acontecer com a vida de qualquer um, sendo que em muitos dos contos, realmente parece ser alguma lembrança real. Como conheço a autora e um pouco da sua trajetória, acredito que a história de vida dela possa ter contribuído para a criação de personagens tão ricos e diversificados. A leitura, apesar de rápida, de longe é fácil, pois mexe com as nossas recordações e nossas emoções, de uma forma que é difícil não ficar pensando nos personagens depois que viramos a página.

Alguns contos realmente chamaram a minha atenção, como por exemplo, o Ponto de Equilíbrio, o Cheiro de Lavanda e Flores e Samovar. Talvez por ser mãe, fiquei realmente tocada com os dois últimos, que antecedem o derradeiro Paradise Garden, este sim, despertou um sentimento que nenhum outro tinha despertado, o de raiva! Como disse para a própria autora após a leitura do livro, ele traz um pouco da comédia e da tragédia da vida privada de cada um.

Não sou muito acostumada à leitura de contos, mas estes, prenderam a minha atenção e conquistaram meu coração. Pela qualidade da obra e pelo meu vínculo com a autora, esse vai ser um dos queridinhos da minha estante.

Um livro para rir, se emocionar e, acima de tudo, refletir. Vale a leitura, sem dúvida!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s