Meus Desacontecimentos – Eliane Brum

Estou muito feliz em voltar a escrever aqui, sinal de que estou conseguindo retomar minhas leituras, e o principal, terminá-las!

Pois bem, “Meus Desacontecimentos” foi o primeiro livro que li na íntegra neste ano de 2018. Conhecia a autora por suas crônicas publicadas na internet. Nunca tinha lido nada com a pretensão de ser bibliográfico. Digo pretensão porque terminei a leitura sem ainda saber bem quem é Eliane Brum.

Ela narra em primeira pessoa, acontecimentos que imagino serem verdadeiros, mas são tão carregados de dramaticidade que chega a soar como falsos. O texto traz emoção sim, mas não aquela emoção confessional, e sim, uma distante, mais ao estilo: Li uma notícia

capa meus desacontecimentos

triste no jornal e fiquei chocada. Talvez seja um vício de escrita da autora, visto que ela é jornalista e repórter investigativa.

De toda forma, não é um livro ruim, muito pelo contrário, gostei bastante. Tem algumas passagens sensacionais dela sobre sua ligação com a escrita. Abaixo algumas delas:

“Há realidades que só a ficção suporta. Precisam ser inventadas para ser contadas.”

“Desde pequena eu tenho muita raiva – e quase nenhuma resignação. A reportagem me deu a chance de causar incêndios sem fogo e espernear contra as injustiças do mundo sem ir para a cadeia. Escrevo para não morrer, mas também para não matar.”

“As cartas de amor da minha vó provam que não há reparação para a palavra escrita. Essa foi uma lição definitiva para a neta que um dia se tornaria repórter e contaria histórias de gente. Eu sempre soube que, se errasse – e algumas vezes errei – não haveria maneira de reparar.”

É um livrinho curtinho, com 125 páginas, que pode ser lido em um fim de semana, mas eu levei quase um mês para ler porque conseguia ler só há noite. Mas indico para quem gosta de crônicas e histórias curiosas sobre a relação escritor e escrita.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s