Resenha – Os Aparados – Letícia Wierzchowski

os-aparados

Sou fã da Letícia há muito tempo e posso dizer que tenho quase todos os livros que ela escreveu até hoje. Gosto do modo como ela vive a história, ou como ela nos conduz para dentro de seus livros de tal modo que nos envolvemos com seus personagens e enredos.

“Os Aparados” não é diferente, mas não é tão envolvente como a “Casa das Sete Mulheres” ou o “Cristal Polonês”. Gostei do livro de um modo geral, porque gosto da Letícia, mas não senti a voz dela nesse livro. Trata-se da história de um professor aposentado de 63 anos que, após a morte da mulher, constrói uma casa na Serra Gaúcha, para transformar em seu refúgio. É um romance com tempo indefinido, mas o mundo está caótico, com chuvas intermináveis e problemas decorrentes disso. Este personagem então, o Marcus, resolve se mudar com a neta, orfã de mãe, de 17 anos, que está grávida, para essa casa na Serra. A partir daí há conflitos de gerações, a presença do anjo da morte em formato de alucinação do Marcus, alguns detalhes policiais que, provavelmente tinham por objetivo movimentar a história, mas que na minha opinião, tiveram pouco ou quase nenhum efeito.

Quando o livro terminou, fiquei com a sensação de que faltou alguma coisa. Sabe quando um filme termina naquela que você acha que é a melhor parte? Pois é, foi essa a sensação que eu fiquei.

Eu incluí a Letícia na minha lista do Desafio dos 100 livros de Literatura Brasileira, mas com o livro “A Casa das Sete Mulheres”, que pretendo reler este ano ainda, bem como a continuação dele, que é “Um farol no Pampa”. Mas esse, “Os Aparados”, com certeza não contou para o Desafio.

Após o fim da leitura, retomei o “Por que sou gorda, mamãe”, da Cíntia Moscovich. Eu deveria ter terminado a leitura dele ainda em 2014, mas passei outros na frente, como sempre. Desse mês não passa!

Na próxima postagem, as minhas metas de leitura para janeiro!

Deixe um comentário

