Resenha – Os Aparados – Letícia Wierzchowski

os-aparados

Sou fã da Letícia há muito tempo e posso dizer que tenho quase todos os livros que ela escreveu até hoje. Gosto do modo como ela vive a história, ou como ela nos conduz para dentro de seus livros de tal modo que nos envolvemos com seus personagens e enredos.

“Os Aparados” não é diferente, mas não é tão envolvente como a “Casa das Sete Mulheres” ou o “Cristal Polonês”. Gostei do livro de um modo geral, porque gosto da Letícia, mas não senti a voz dela nesse livro. Trata-se da história de um professor aposentado de 63 anos que, após a morte da mulher, constrói uma casa na Serra Gaúcha, para transformar em seu refúgio. É um romance com tempo indefinido, mas o mundo está caótico, com chuvas intermináveis e problemas decorrentes disso. Este personagem então, o Marcus, resolve se mudar com a neta, orfã de mãe, de 17 anos, que está grávida, para essa casa na Serra. A partir daí há conflitos de gerações, a presença do anjo da morte em formato de alucinação do Marcus, alguns detalhes policiais que, provavelmente tinham por objetivo movimentar a história, mas que na minha opinião, tiveram pouco ou quase nenhum efeito.

Quando o livro terminou, fiquei com a sensação de que faltou alguma coisa. Sabe quando um filme termina naquela que você acha que é a melhor parte? Pois é, foi essa a sensação que eu fiquei.

Eu incluí a Letícia na minha lista do Desafio dos 100 livros de Literatura Brasileira, mas com o livro “A Casa das Sete Mulheres”, que pretendo reler este ano ainda, bem como a continuação dele, que é “Um farol no Pampa”. Mas esse, “Os Aparados”, com certeza não contou para o Desafio.

Após o fim da leitura, retomei o “Por que sou gorda, mamãe”, da Cíntia Moscovich. Eu deveria ter terminado a leitura dele ainda em 2014, mas passei outros na frente, como sempre. Desse mês não passa!

Na próxima postagem, as minhas metas de leitura para janeiro!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s