Retrospectiva 2014

Na primeira semana do ano ainda vale fazer retrospectiva dos livros lidos em 2014? Acho que sim, então vamos lá!

O primeiro livro concluído em 2014 foi “A Fascinante Vida de Mirta Kassov”, escrito por Mauro Kwitko. Muito interessante o livro. Apesar de ser uma história ficcional, ele traz embasamento em histórias que podem, muito bem, ter passado pelo consultório do Dr. Kwitko, terapeuta especializado na técnica de regressão. O legal do livro é que ele não se prende a nenhuma religião específica. Fala de Mundo Espiritual, de Reforma Íntima, Chico Xavier, mas também de deusas e deuses, yoga e budismo. A partir da leitura, me interessei pelo tema da regressão, mas ainda não fui atrás de mais material.

O segundo livro lido foi “A Culpa é das Estrelas”, lindo, meigo, envolvente, surpreendente e emocionante. O primeiro livro que chorei tanto que tive que interromper a leitura para me recompor. Mas a escrita do John Green é leve, fluida, não dá vontade de parar de ler. Apesar da temática de seus livros ser o universo juvenil, é um livro para ser lido e amado em qualquer idade. Como eu disse na resenha, não trata da perda, e sim, da descoberta do amor por alguém que sabe que tem um tempo limitado para viver tudo o que essa descoberta significa. Depois de ler o livro, eu vi o filme, que foi bem fiel à história, mas sem dúvida o livro é muito mais emocionante.

Seguindo então, em maio fiz aniversário e ganhei um vale presente da Saraiva. Foi a vez de conhecer o Austion Kleon e seu divertido “Roube como um Artista”. Excelente livro sobre inovação, criatividade e fazer aquilo que se ama. Sensacional. Uma leitura rápida e prazerosa, mas que te permite muita reflexão em cima do que está escrito.

Depois foi a vez do “Vida Organizada”, da Thais Godinho. Eu tinha muita expectativa para ler esse livro, porque há bastante tempo sou fã da Thais. E realmente não me decepcionou em nada o livro. Ele é excelente, repleto de exercícios e tabelas para fixar as técnicas apresentadas. É aquele tipo de livro que serve como um manual, para ser consultado sempre que necessário. Mesmo que eu não consiga seguir nem um terço das dicas, acredito no poder transformador delas e do quanto elas podem facilitar o nosso dia a dia. Acredito que a publicação e o sucesso do livro sejam um divisor de águas na carreira da Thais.

A leitura seguinte foi o “Manual para Jovens Sonhadores”, da Natalie Trutmann. Livro pequeno, de fácil leitura, com um grafismo muito bonito, que traz a temática do empreendedorismo para quem está querendo se aventurar nesse mundo empresarial contando com suas próprias pernas. Muito legal também conhecer as aventuras da Natalie, uma mulher empreendedora, mas que acima de tudo, sabe viver a vida em sua plenitude.

E o último, mas não menos importante, foi o “Faça Amor, não faça Jogo”, do Ique Carvalho. Um livro sobre amor, amizade, dedicação, companheirismo, garra e vontade de viver, acima de tudo vontade de viver e ser feliz até o último suspiro. Com certeza, o livro mais fofo de 2014! Eu listei por ordem cronológica, mas se fosse listar por preferência, esse seria o topo da lista! Impossível não chorar ou pelo menos se emocionar em praticamente todas as páginas.

Foram praticamente um livro a cada 02 meses. Considerando que todos são livrinhos pequenos, não é uma  métrica muito legal, mas levando em conta que 2014 também foi o lançamento do meu livro 30 Primeiras Vezes, realmente não tive muito tempo para ler…Mas espero que eu 2015 eu consiga atingir a minha meta de pelo menos 02 livros por mês. Janeiro mal começou e estou indo bem. Terminei de ler o “Quem é você, Alasca?”, do John Green e achei tão sensacional como o “A culpa é das estrelas” e já estou em vias de terminar “Os Aparados”, da Letícia Wierzowski, ambos começados em 2014 e cuja leituras me fizeram muito bem durante férias.

Ainda essa semana publicarei um novo texto com as minhas metas de leitura para 2015.

Até breve!

Deixe um comentário

