Resenha – Manual para Sonhadores – voe alto, siga seu coração e vire o empreendedor de sua vida, de Natalie Trutmann

manual_sonhadores

A Natalie Trutmann é Diretora de Inovação da FIAP (Faculdade de Informática e Administração Paulista) e Embaixadora da Singularity University no Brasil. Mas, acima de qualquer coisa, é uma mulher sonhadora, comprometida em transformar as histórias de jovens através da motivação e da implementação de atividades que priorizam a evolução da educação desses jovens, mostrando a eles a importância de construírem um futuro conectado com o que sonharam desde pequenos.

Natalie Trutmann, graças a Deus, é mais uma daquelas personalidades que não satisfeitas em transformarem suas paixões em trabalham, também viajam o mundo inteiro transmitindo ideias inovadoras e de grande impacto para todos, em especial para a nossa juventude, cada vez mais carentes de líderes e pessoas de referência. Além das palestras, Natalie e a Editora Leya apresentam para o público um livro querido, fácil de ler, que trás histórias de vida da Natalie, mas que bem poderia ser a história de qualquer um, que não tendo medo, apostou naquilo em que acreditava e, mesmo tendo passado por dificuldades, não desistiu. Ela nunca deixou um sonho para trás e, mesmo quando não sabia que sonhara com determinada situação, um dia se viu realizando algo que lhe deu imenso prazer e, neste momento, soube aproveitar a gostosa sensação de reconhecer um sonho realizado.

O livro está dividido em 13 capítulos curtinhos, repletos de dicas para sonhadores, incentivando-nos a acreditarmos em nós mesmos e corrermos atrás dos nossos sonhos. No capítulo 6, “Gerenciando nossos pais e outros adultos”, a autora toca em um ponto delicado na relação pais e filhos.

Quando somos crianças, temos permissão para sonharmos e sermos tudo o que quisermos. Mas alguma coisa acontece quando saímos da infância e entramos na adolescência. Nossos sonhos passam a ser neglicengiados ou considerados absurdos. É normalmente nesta fase que somos “obrigados” a escolhermos uma profissão, que nossos sonhos sofrem a primeira grande derrota, sendo rebaixados para a 2ª divisão das nossas vidas, fazendo uma analogia com o futebol.

O interessante é que, assim como acontece com o futebol, o time que está na 2ª divisão, cedo ou tarde sobe para a primeira divisão novamente, cobrando todo o tempo perdido, ou seja, aqueles anos em que ficou amargando as derrotas e simplesmente aceitando os resultados. Segundo Natalie, quem já começa no mundo adulto e estreia na vida profissional fazendo aquilo que gosta, acaba ingressando mais cedo na fantástica jornada do autoconhecimento, ganhando uma dose de autoconfiança suficiente para construir um futuro baseado na verdade de cada um e não nas “verdades” dos outros.

Ao longo de todo o livro, há várias dicas e insights interessantes e motivadores, que elevam a qualidade do texto, descaracterizando-o como um simples livro de memórias ou contação de estórias. Vale pela linguagem descontraída, pelas sugestões de vídeos e livros e, principalmente, pelo exemplo bem sucedido de “alguém que não sabendo que era impossível, foi lá e fez”. É mais uma autora que pega carona no cometa da nova geração de empreendedores, liderados por Bel Pesce e Eduardo Lyra, aliás, os dois fazem o prefácio e apresentação do Manual para Sonhadores.

INDICAÇÃO: Para todo mundo que tem um sonho e está disposto a investir sua energia nele.

Presente: Eu encontrei o pdf gratuito do livro neste link, porém, para quem prefere o livro impresso, comprei meu exemplar por R$ 29,90 e acredito que valha a pena todos os centavos. Em breve organizarei a minha página no Skoob e vou deixar esse livro disponível para troca, se quiserem aguardar mais um ou dois dias.

Anúncios

Um comentário sobre “Resenha – Manual para Sonhadores – voe alto, siga seu coração e vire o empreendedor de sua vida, de Natalie Trutmann

  1. Pingback: Retrospectiva 2014 | Livro Terapia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s