Resenha – Vida Organizada, de Thais Godinho

Eu já tinha vários livros na minha cabeceira, mas quando encontrei o Vida Organizada, da Thais Godinho, não resisti e comprei de imediato. Ele acabou furando a fila de leitura e ganhou destaque durante a minha semana! Acompanho a Thais no blog há bastante tempo. Na verdade, ela foi minha inspiração para criar o Destralhando e investir em tentativas de me organizar. Através do blog Vida Organizada, aprendi muitos métodos de organização que, apesar de ainda não terem se tornado hábitos, tem mantido minha rotina organizada. Por isso, quando soube que ela estava escrevendo um livro, os olhinhos brilharam só de pensar em ter suas dicas e truques mais perto, de forma mais palpável. Por mais que eu escreva blogs, leia blogs, nada substitui a minha paixão por livros.

Enfim, comprei o livro Vida Organizada e o li em uma semana, tempo recorde para mim, considerando que como leio vários ao mesmo tempo, dificilmente acabo em menos de um mês. Mas esse também ajudou, porque além de super interessante, ele é fininho e com vários espaços de interação, que facilitam a leitura e a fixação do conteúdo. Aproveito e faço um alerta aqui que também serve para o meu livro, o 30 Primeiras Vezes: O livro, apesar de ter o mesmo título do blog, não consiste em uma compilação dos artigos postados no blog. São textos mais trabalhados, acompanhados de atividades de reflexão que orientam os leitores para a construção de hábitos para se ter uma vida mais organizada e alinhada com aquilo que nos faz bem.

Achei o livro ótimo, como não poderia deixar de ser. Principalmente porque ele não te leva a neurose por organização. A Thais faz questão de dizer que uma vida organizada não se constrói com um apego excessivo à tarefas de limpeza e organização. Ela prioriza a necessidade de se ter rotinas que se adaptam ao nosso estilo de vida, acreditando que as tarefas devam estar inseridas no cotidiano da família e não significarem sacrifício do tempo livre. Além disso, outra grande sacada da Thais é a ideia de que essas tarefas devam ser desempenhadas por todos os habitantes da casa, visto que se todos usam, todos tem a obrigação de fazer as tarefas, e não só uma pessoa.

O ponto alto do livro na minha opinião é a importância que ela dá para a criação de objetivos de curto, médio e longo prazo. A partir do estabelecimento desses objetivos, é possível orientar todos os passos que temos que dar para atingir esses objetivos, bem como encontrar um sentido para tudo o que fazemos, inclusive as tarefas básicas de cuidados com a casa. Excelente abordagem.

Enfim, não tem muito mais o que falar sobre o livro, porque a Thais já é um sucesso e tudo o que ele coloca o amor e o talento só podem resultar em coisas muito boas. Super recomendo e esse não troco nem vendo, porque, além de ter virado um dos meus queridinhos, a ideia é que ele sirva como um guia, para sempre que a coisa estiver feia, a gente corra para ele e tomo de novo o rumo da situação!

Não deixem de conferir! Disponível nas melhores livrarias.

Um ótimo final de semana e muitas leituras!

Um comentário sobre “Resenha – Vida Organizada, de Thais Godinho

  1. Pingback: Retrospectiva 2014 | Livro Terapia

Deixe um comentário

