Roube como um Artista – Austin Kleon

Foto 0

Muito tenho pensado e pouco tenho escrito sobre criatividade e isso tem me angustiado, então hoje, levantei na hora que o despertador tocou e resolvi escrever a resenha do livro “Roube como um Artista”, de Austin Kleon, para ver se sacio um pouco a minha vontade de ser mais criativa.

O livro é rápido e fácil de ler, por isso recomendo que seja lido mais de uma vez, ao longo do processo criativo de todos nós. Ele traz no subtítulo a frase “1o dicas sobre criatividade”, mas ele é muito mais do que isso. Contando como é o seu processo criativo, o design e escritor Austin Kleon literalmente fala o óbvio sobre ser criativo, e por ser tão óbvio, ele acaba sendo inovador. As primeiras ideias apresentadas no livro, sobre nada ser original, em um primeiro momento, causa um certo constrangimento, pois ao ler pode parecer que estamos cometendo realmente um crime quando, ao ver um filme, ou ler um livro, insights são despertados em nós e acordamos para determinado assunto (como eu estou fazendo hoje com a criatividade). Mas depois, ao longo da leitura, percebemos o quanto é verdadeiro e lícito o que ele diz no início, sobre a importância de criarmos a partir do que já existe e que a próprio polêmica criada por ele no início da obra é um gatilho para despertar a criatividade escondida em nós.

Ao longo da leitura do livro somos presenteados com muito mais do que 10 dicas sobre criatividade, pois em cada uma delas há outras tantas imbutidas, que quando terminamos a leitura, ficamos pensando: Como não pensei nisso antes?

Assim, exercendo a minha criatividade, criei duas resenhas para este livro. Uma na versão analógica, publicada no meu blog oficial, e esta aqui, digital, mais direta, menos rica de detalhes, sem o cheiro da tinta no papel e sem o ruído da caneta tingindo o papel. Ambas são diferentes e complementares, mas falam do mesmo livro e foram escrita pela mesma pessoa, o que mostra o quando podemos ser plural, quando experimentamos todas nossas possibilidades.

Uma boa semana e boa leitura!

Anúncios

2 comentários sobre “Roube como um Artista – Austin Kleon

  1. Pingback: Uma resenha analógica | Cris Netto

  2. Pingback: Retrospectiva 2014 | Livro Terapia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s