Como mudar o que mais irrita no casamento – Gary Chapman

O terceiro livro que li em 2013 foi “Como mudar o que mais irrita no casamento”, escrito por Gary Chapman. Comprei esse livro há algum tempo dos livrinhos da AVON, por que a capa me chamou a atenção. Achei que encontraria “técnicas” para “corrigir” pequenas atitudes que muitas vezes minam a rotina de um casal e que isso seri útil para o meu casamento que, na época em que comprei, estava apenas começando. Hoje, passados quase cinco anos de casados e oito de convivência, resolvi ler o tal livrinho, que estava esquecido na estante. E, para minha felicidade, descobri que não precisava lê-lo, pois de acordo com o que autor trás como problemas no casamento, meu casamento está ótimo!

Na verdade, ele não é indicado para as pequenas discordâncias pelas quais o casal passa ao ter que acarar a rotina de cuidar e criar um lar. Ele trata de problemas sérios, narra situações de casamentos realmente infelizes, cujo começo da crise pode ter sido a rotina sim, mas que com o passar do tempo, transformaram-se me problemas ainda maiores.

Porém, a grande sacada do livro, para o meu caso específico, foi o convite a reflexão. Durante a leitura do livro tive momentos de descobertas importantes, como a do fato de que não é possível mudar a outra pessoa. Podem existir comportamentos que nos irritam no casamento, mas dependendo da história de vida e da personalidade do outro, infelizmente ele não mudará, por mais amor e conversas que hajam no casamento. Cabe à parte incomodada refletir o quanto aquele comportamento a incomodade e se de fato, vale a pena a briga diária, ou o melhor é aceitar o outro com todas as suas limitações e contrariedades. Afinal, se um casal for exatamente igual em tudo, não discordarem nunca, não moderá haver crescimento enquanto casal. Serão sempre duas pessoas dividindo o mesmo espaço e vivendo suas perfeições em separado.

Vale a leitura, principalmente pelos questionamentos que ela desperta!

OBS: Este livro está participando do projeto Troca-troca divertido! Eu estou trocando-o por um brinquedo ou um livro infantil para ajudar nas ações de final de ano do Hospital São Lucas da PUCRS. Se quiser participar, escreva um comentário e entre em contato!

Boas leituras e bom final de semana!

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s