Redescobrindo o Prazer de Viver – Regina Maria Azevedo

Ainda no início de 2012, uma amiga querida me emprestou um livro, sem pretensão, apenas com uma referência de que “parecia ser um livro legal”. O título do livro é “Redescobrindo o Prazer de Viver – Novas propostas para sua vida na virada do milênio”, escrito pela jornalista Regina Maria Azevedo à beira do Século XXI. Mesmo sendo um livro com mais de 10 anos de publicação, o livro é extremamente atual, abordando temas relativos à família, ao trabalho, à cidadania e à questões íntimas de cada um de nós.

Esse livro até poderia ter sido “somente mais um entre tantos”, não fosse os desdobramentos que trouxe para minha vida. Já na primeira parte do livro encontrei um texto que mexeu demais com os meus sentimentos do momento, fazendo inclusive com que eu repensasse a minha escolha profissional. O texto era direcionado aos pais (“Em nome do Pai”) e contava o caso de uma jovem arquiteta, de pouco mais de 30 anos, que abandonara a profissão para iniciar uma nova, começando do zero, ingressando na faculdade novamente para assumir os negócios da família, uma consultório oftalmológico. Esta história, apesar de não ter nada de parecido com a minha própria, foi o estopim para que eu repensasse a minha profissão de secretária executiva, que venho desempenhando com relativo sucesso há dez anos.

O texto da jornalista Regina Azevedo é claro, objetivo e profundo, mantendo-se atual em cada trecho, relatando problemas que até hoje aflige a humanidade. Abaixo, alguns trechos:

“Ruim é permanecer na escuridão do perigo, sem avistar a luz da oportunidade.”

” A crise nos alerta para o fato de que algo em nós pode ser aprimorado.”

“…um mal pensamento direcionado a quem quer que seja traz mais prejuízos a nós mesmos que aos outros.”

“Só por hoje procurarei meditar e me livrar de dois grandes males: a pressa e a indecisão.”

Separei outros trechos, porém, deixarei que cada um descubra por si o Prazer de Viver!

Esse foi o primeiro livro que concluí em 2013, um presságio de que será um bom ano de leituras!

 

Deixe um comentário

