“Dibs: a procura de si mesmo” Virginia M. Axline

Dibs: a procura de si mesmo, de Virgínia M. Axline é um livro encantador e profundo, que atinge aos mais sensíveis, capazes de se interessar pelos sentimentos e aflições de uma criança. Conta a história de um menino de seis anos de idade, que por toda sua vida sofreu a negligência emocional de seus pais.  Médicos e cientistas bem sucedidos, não esperavam ter filhos no momento em que Dibs nasceu, e por essa razão, acharam que apenas suprir as necessidades básicas e trancá-lo em um quarto seria o suficiente. Encarceraram com isso o direito de ambos serem pais amorosos, ao mesmo tempo em que privaram Dibs de desenvolver-se como criança, explorando todo o seu potencial.

Em vários momentos da leitura ficamos com raiva dos pais, para só com o desenrolar da história descobrirmos que também eles foram vítimas de suas próprias frustrações. Mas sem dúvida, a vítima maior foi o pequeno Dibs, que se não fosse pelo esmero da escola em procurar uma ajuda externa, teria sido condenado a isolamento emocional e à repressão de seus talentos.

Vale a leitura como leigos, para descobrirmos as riquezas de significados das brincadeiras das crianças. Vale a leitura como futura estudante de Psicologia, que já começa a aventurar-se pelos caminhos do mundo encantador das mentes infantis. Excelente estudo de caso, excelente relato de um caso clínico, que na edição da AGIR, só deixou a desejar a tradução, por vezes um tanto confusa.

A partir deste momento, o Livroterapia sofrerá uma signitiva mudança nos seus conteúdos: Além das leituras ficcionais, escreverei aqui relatos da leitura de livros sobre Psicologia, minha nova área a partir de julho de 2012. Aguardo comentários e contribuições sobre os assuntos aqui tratados. Não farei resenhas completas de livros, mas comentários como este do Dibs, com o intuito de estimular a curiosidade dos interessados e talvez iniciar discussões a cerca da Psicologia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s