Autoajuda: Por que não?

Quando me propus a escrever o Livroterapia, infligi-me o mais gostoso de todos os sacrifícios: ler! Ler muito e ler sobre tudo. Não poderia fazer discriminação de nenhum tipo de literatura. E foi assim que caí no tão criticado mundo da autoajuda! Não vou mentir, no início, duvidei de muitos conceitos, mas estava tão perdida no abismo de minhas emoções que acabei aceitando muitos dos conceitos que li e, aos poucos, fui sabendo separar o joio do trigo. A verdadeira ajuda que a descoberta da espiritualidade pode trazer, do charlotanismo de muitos que se dizem sábios e não passam de aproveitadores da carência humana.

Entre os livros de autoajuda que tenho lido ou passado os olhos, estão o do psiquiatra Augusto Cury. Esse eu respeito, por dois motivos: A Faculdade de Medicina e principalmente, a especialidade da psiquiatria, exigem anos de estudos sobre a personalidade e o comportamento humano. Quem por tanto tempo dedicou-se a estudar as dores da alma, sua e dos outros, deve ter alguma coisa boa a dizer. E o segundo motivo é que ele escreve muito bem! Ele tem uma prosa leve, clara, direta, como se estivéssemos conversando e isso me agrada muito. Ele literalmente escreve na linguagem dos seres humanos comuns, diferente daquela linguagem distante e prolixa com a qual muitos intelectuais esperam mostrar a sua superioridade. Ele é muito humano, muito inteligente na escolha das palavras, fazendo com que elas toquem diretamente nossas emoções.

No momento estou lendo “Treinando a emoção para ser feliz”. Estou no início, mas já deu para perceber que ele não é um livro para ser lido apenas uma vez. Ele é o tipo de leitura que temos que fazer com lápis e papel na mão, para anotarmos as partes importantes e voltarmos a elas, sempre que necessário. Até termos a plena consciência de que treinamos nossa emoção. Em breve, mais alguns comentários.

Deixe um comentário

