A morte de um Imortal – Moacyr Scliar

Para todo mundo que aprecia um bom livro, um texto inteligente, uma prosa criativa, hoje é um dia triste. O dia em que o Rio Grande do Sul acordou com a notícia da morte do médico e escritor Moacyr Scliar.

Scliar morava no Bom Fim, um dos bairros mais charmosos e boêmios de Porto Alegre. Assim como Scliar, a maioria de seus moradores são judeus. E Scliar soube como ninguém honrar a memória de seu povo e de seus vizinhos, escrevendo sobre o povo judeu inúmeras vezes, sendo o Centauro no Jardim o mais famoso, que chegou a ser considerado um dos 100 melhores livros de cultura judaica escrito nos últimos 200 anos, pelo National Iddish Book Center, dos EUA. A obra de Scliar engloba contos, romances, novelas, crônicas, ensaios e literatura infanto-juvenil.

Minha história com o Scliar começa com “Cavalos e Obeliscos”, lido ainda no colégio, durante a infância. Lembro até hoje da torcida para que Ernesto conseguisse amarrar o seu cavalo ao obelisco para honrar a memória de seu avô. Descobri, com essa leitura, o significado da palavra obelisco, inédita para meu vocabulário infantil. E também, conheci o realismo fantástico, estilo literário que fala a linguagem das crianças. Em toda sua bibliografia, está classificado como literatura infanto-junvenil, mas é um conto para todas as idades, pois fala de família, lendas, sonhos. Quem não precisa disso?  Depois, já adulta, li   “A Mulher que escreveu a Bíblia”, livro hilário e envolvente. Realmente, pelo vocabulário, é um livro adulto, mas encantador.

E foi o encanto pela figura carismática de Scliar que me fez correr atrás dele na Feira do Livro de Porto Alegre, para conseguir um autógrafo, no livro “A língua de três pontas”. Saí do Clube do Comércio, onde o Scliar participava de uma palestra, sem conseguir o autógrafo e percorri (junto com minha mãe) toda a praça da Alfândega até encontrá-lo em frente ao pavilhão de informações! Ufa, cansamos, mas valeu a pena e fui para a casa com meu troféu!

Hoje, sem prêmios, a história perde um imortal!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s