“Fora de mim” – Martha Medeiros (Texto em Desenvolvimento)

Neste livro, a autora é a narradora da história. Conversa com um interlocutor no vazio. Um “você” que não tem rosto nem nome. Aliás, ela também não tem nome, nem identidade. Mas carrega sobre si todo o peso de um amor irracional. O fim do relacionamento de dois anos que a narradora mantinha com o “você” está machucando-a, corroendo o que sobrou de sua alma. E no início, parece não ter sobrado muito. Ela sente-se um “nada” sem a figura amada, sem o “você”.

Neste novo livro de Martha Medeiros a impressão que temos é de que a Martha é a protagonista e nós, leitores, o ombro amigo. O destino final de um lamento. Parece estranho, mas com a leitura, a sensação que temos é a de que o livro “está vivo”, que nós o estamos acompanhando e escutando-o.  Em “Fora de Mim”, o leitor é a companhia do livro, e não o contrário.

Dor de amor todo mundo já passou e a forma como a Martha escreve, em tom de conversa com o leitor, torna esse sentimento de proximidade e vida possível. No fundo, o livro não trata da dor da separação, mas do quão pequenos nos tornamos quando resolvemos entregar a nossa felicidade à alguém. Quando colocamos na pessoa amada a razão da nossa vida. Nos tornamos pequenos e egoístas, pois precisamos nos sentir “proprietários” da outra pessoa, pois só assim, nos sentiremos responsáveis por nós mesmos. Ilusão de posse e controle. Pois sempre quando precisarmos nos enxergarmos no outro, estamos fora de nós, perdidos entre quem amamos e quem eu deveríamos amar: nós, acima de tudo. Enfim, a felicidade não está fora de nós.

Como esta leitura ainda não foi concluída, supresas ainda me esperam, e opiniões podem ser mudadas. Considerem o texto ainda em desenvolvimento. Esta é a minha sensação, das primeiras 53 páginas…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s